Blogue da uc Tecnologias da Comunicação em Educação
pesquisar neste blog
posts recentes

Pauta

Experiências educativas - uma publicação

Seminário Educational tecnologies in a time of crisis

The illustrated guide to a Ph.D.

Wiki com conferências na área da educação

Apresentações 15Out2011

Uma referência no panorama nacional

Trabalho Individual

Prezi- um rival à altura do PowerPoint?

trabalho individual

arquivos

Outubro 2011

Setembro 2011

participar

participe neste blog

Domingo, 9 de Outubro de 2011
Trabalho Individual

Escolhi a temática "Geogebra no ensino/aprendizagem de conteúdos matemáticos”

 

Resumo
O GeoGebra é um software livre e multi-plataforma de matemática dinâmica que potencia a visualização e internalização de conceitos e resultados matemáticos, ao permitir a exploração integrada de representações numéricas, algébricas e geométricas. Além disso, possibilitando a manipulação dinâmica de objetos e construções, permite criar ambientes de aprendizagem cujo objetivo consiste na motivação do aluno para a formulação de conjeturas, raciocínios e argumentações, estimulado a consciência da necessidade da demonstração matemática.
 É um recurso atualmente usado em todo o mundo por uma ampla gama de educadores, desde o ensino básico até ao nível universitário e continua a ser objeto de variadas investigações e desenvolvimentos. As últimas novidades estão relacionadas com a possibilidade do software integrar cálculo algébrico simbólico e há também uma versão do programa dedicada à exploração de geometria dinâmica a 3 dimensões. A vasta comunidade que se interessa pelo GeoGebra (professores, alunos, programadores e investigadores) tem a possibilidade de interagir através do GeoGebra User Forum e de partilhar ficheiros e documentos através do GeoGebra Tube e Geogebra Wiki.
Sendo uma ferramenta com potencialidades comprovadas no ensino da matemática, interessei-me por procurar alguns artigos sobre a temática geral “Geogebra no ensino/aprendizagem de conteúdos matemáticos” e analisei particularmente três deles, um que descreve uma experiência de utilização do Geogebra com uma turma do ensino básico, outro que apresenta alguns exemplos das potencialidades do software em conteúdos específicos de Análise Matemática e outro que descreve um estudo preliminar onde é analisada a integração do GeoGebra e do Quadro Interativo na resolução de problemas matemáticos, durante a realização de workshops para professores do ensino básico e secundário.
 
Exemplo de uma applet existente no site do Instituto Português do GeoGebra e  criado por António Ribeiro para o currículo de matemática do 10º ano de escolaridade. Permite visualizar as várias secções do cubo segundo vários pontos de vista, capacidade que os alunos, de um modo geral, têm mostrado não possuir.
 http://geogebra.ese.ipp.pt/index.php/m-es/37-10-ano/123-seccoes-planas-num-cubo


publicado por candida às 15:53

1

De Pedro Almeida a 10 de Outubro de 2011 às 17:04
A temática é adequada e os artigos escolhidos também me parecem focar em aspetos que cientificamente são válidos.
Ou seja, apesar da introdução em que se caracteriza funcionalmente a aplicação, que é útil, segue-se então a análise a diferentes contextos de uso.
Acrescentaria então uma análise crítica final em que a investigadora (candida) confronta alguns resultados dos diferentes estudos e enuncia, se for pertinente, áreas que devam ou possam ser objeto de avaliação futura.


Comentar post

mais sobre mim
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
15

16
17
18
19
20
21
22

24
25
27
28
29

30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post