Blogue da uc Tecnologias da Comunicação em Educação
pesquisar neste blog
posts recentes

Pauta

Experiências educativas - uma publicação

Seminário Educational tecnologies in a time of crisis

The illustrated guide to a Ph.D.

Wiki com conferências na área da educação

Apresentações 15Out2011

Uma referência no panorama nacional

Trabalho Individual

Prezi- um rival à altura do PowerPoint?

trabalho individual

arquivos

Outubro 2011

Setembro 2011

participar

participe neste blog

Domingo, 9 de Outubro de 2011
trabalho individual

 

Olá!

Escolhi o tema Game-Based Learning (GBL) aplicado ao ensino das línguas, mais especificamente os Alternate Reality Games (ARGs), uma ferramenta multimédia que integra ambientes virtuais de aprendizagem e atividades de colaboração interativa .

 

Resumo:

Tendo por base a modificação da realidade tecnológica nos últimos anos, e não podendo dissociá-la do ambiente educacional, urge uma mudança de atitude por parte dos professores no que respeita a integração de novas formas e ferramentas de interação pedagógica.

De entre as novas tecnologias participativas, mais interativas e viradas para a implementação de abordagens construtivistas, destaca-se a aprendizagem baseada nos jogos. Sendo ainda subestimado o seu potencial, o facto é que os jogos digitais e virtuais têm sido aceites na comunidade académica como um tema de investigação. Tem contribuído para tal, o reconhecimento da utilidade de plataformas interativas e de ambientes virtuais no que respeita uma maior motivação e, sobretudo, uma maior imersão linguística e cultural dos alunos, apoiando-os na construção de experiências conducentes a uma aprendizagem significativa e permanente.

Feita uma revisão bibliográfica, centrámo-nos em dois projetos (The tower of Babel ARG e Avatar Project), ambos desenvolvidos na União Europeia, que dão a conhecer plataformas interativas para a aprendizagem de línguas estrangeiras.


tags: , , , , ,

publicado por carlaponte às 03:13

1

De Pedro Almeida a 9 de Outubro de 2011 às 08:48
A temática é adequada e a revisão parece estar bem focalizada, pois para além de se centrar nos ARG, faz a revisão dessa área no caso específico do ensino das línguas.
Do ponto de vista de resumo falta alguma informação sobre o que vai ser abordado sobre cada projeto. Mas é importante que se apresentem os projetos e, se possível, alguns dados sobre a sua utilização e impacto nos processos de Ensino Aprendizagem. E claro, terminar com uma análise crítica.


Comentar post

mais sobre mim
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
15

16
17
18
19
20
21
22

24
25
27
28
29

30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post