Blogue da uc Tecnologias da Comunicação em Educação
pesquisar neste blog
posts recentes

Pauta

Experiências educativas - uma publicação

Seminário Educational tecnologies in a time of crisis

The illustrated guide to a Ph.D.

Wiki com conferências na área da educação

Apresentações 15Out2011

Uma referência no panorama nacional

Trabalho Individual

Prezi- um rival à altura do PowerPoint?

trabalho individual

arquivos

Outubro 2011

Setembro 2011

participar

participe neste blog

Sábado, 8 de Outubro de 2011
Trabalho Individual

 Escolhi o tema Wikis.

Resumo

As potencialidades das tecnologias associadas à Web 2.0 rapidamente foram reconhecidas por largos setores da Sociedade e a sua utilização alastrou-se ao mundo das empresas, ciência, educação e à própria individualidade. Neste trabalho será abordada uma das ferramentas mais promissoras na abordagem construtivista do ensino-aprendizagem: as Wikis.

A versatilidade desta tecnologia, aliada à diversidade de ferramentas disponibilizadas e facilidade de utilização, tornam-na mais do que um simples conjunto de páginas Web articuladas por hiperligações. Enquadrada na relação ensino-aprendizagem pode ser dirigida para o desenvolvimento de atividades de metacognição, colaboração e de construção social de conhecimento.

Efetuou-se uma revisão bibliográfica dando conhecimento resumido de três estudos efetuados com grupos de alunos, em que foram implementadas atividades de ensino colaborativas, recorrendo ao uso de Wikis e sujeitas a avaliação sumativa. Os resultados parecem evidenciar, para os casos estudados, que os alunos integram e percecionam de forma diferencial as tarefas de ensino propostas nos Wikis. 


tags: , , ,

publicado por ruisoares65 às 21:27

1

De Pedro Almeida a 9 de Outubro de 2011 às 08:44
A temática parece-me adequada e a abordagem também. 2 pequenas notas:
- Relativamente à abordagem dependo dos usos pode inclusivamente situar-se também nas abordagens conetivistas. Mas como referi, depende das estratégias utilizadas na integração das wikis
- Quanto aos estudos eles reportam-se, aproximadamente, aos mesmos níveis de ensino? Era uma mais valia interessante pois poderia ser feito algum paralelismo entre eles. Não sendo do mesmo nível de ensino, podem também dar-nos uma perspetiva de como a sua utilização pode ser diferenciada entre os diferentes níveis.
Não esquecer de terminar com uma análise crítica aos resultados.


Comentar post

mais sobre mim
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
15

16
17
18
19
20
21
22

24
25
27
28
29

30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post