Blogue da uc Tecnologias da Comunicação em Educação
pesquisar neste blog
posts recentes

Pauta

Experiências educativas - uma publicação

Seminário Educational tecnologies in a time of crisis

The illustrated guide to a Ph.D.

Wiki com conferências na área da educação

Apresentações 15Out2011

Uma referência no panorama nacional

Trabalho Individual

Prezi- um rival à altura do PowerPoint?

trabalho individual

arquivos

Outubro 2011

Setembro 2011

participar

participe neste blog

Sábado, 8 de Outubro de 2011
Trabalho individual

O tema que escolhi é o software Web QDA em desenvolvimento pela UA e por uma empresa!

 

Resumo: A análise qualitativa de dados constitui uma das metodologias ao dispor dos investigadores com a finalidade de produzir avanços nos vários ramos de investigação nas ciências. As novas ferramentas que vão surgindo são influenciadas e influenciam o modo como é feita a investigação nas diversas áreas do conhecimento.

É neste contexto que surge o Web Qualitative Data Analysis, um software concebido para tratar dados não numéricos e não estruturados em análise qualitativa. Foi pensado para trabalhar num ambiente colaborativo e distribuído de forma síncrona ou assíncrona por vários membros de uma equipa.

Sendo uma ferramenta recente, tira proveito dos meios tecnológicos atualmente disponíveis, com uma interface intuitiva, mecanismos de armazenamento, pesquisa e recuperação de dados em ambiente distribuído o que facilita a investigação colaborativa.


tags: ,

publicado por patricio72 às 11:42

6

De Pedro Almeida a 8 de Outubro de 2011 às 16:59
Relativamente à proposta de tema, uma primeira dúvida que poderei colocar é se já há publicações sobre os resultados do uso do software. Conheço parcialmente o software mas não sei em que artigos se baseia para a análise. É importante perceber se os artigos exploram algo mais do que a descrição do software em si. Diria que é um tema adequado desde que possa explorar pelos artigos revistos não só alguns fatores diferenciadores do software mas também alguns resultados de aplicação do software e que permitam medir, por exemplo, a adequabilidade aos fins que se propõe, a validade face a outros softwares da área, etc...


De Anónimo a 8 de Outubro de 2011 às 17:03
Tenho 3 artigos que foram apresentados pela equipa em conferências! Vou partilhar na dropbox caso queira ver.


De Pedro Almeida a 8 de Outubro de 2011 às 17:07
Ok, verifique então se já incluem alguns dados de validação da ferramenta e do seu uso.


De patricio72 a 8 de Outubro de 2011 às 17:19
Dados de validação não constam das publicações, mas antes referem a estrutura e funcionamento. Pode ser um ponto a apontar na análise crítica?


De Pedro Almeida a 8 de Outubro de 2011 às 17:26
Sim, do ponto de vista científico apresentam a proposta mas não a validam. Será sem dúvida um ponto a indicar na análise crítica. Mas procure também ver se há referências nas publicações a outras ferramentas similares e demonstração ou indicação de como o WEB QDA se distingue dos demais.


De patricio72 a 8 de Outubro de 2011 às 17:11
Julguei ser um tema interessante, pois alguns de nós muito provavelmente vai ter de usar a análise qualitativa como metodologia de investigação. Familiarizar-me a mim e aos colegas com estas ferramentas, parece-me útil para o futuro dos nossos trabalhos. Ainda para mais sendo um software baseado na Web...


Comentar post

mais sobre mim
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
15

16
17
18
19
20
21
22

24
25
27
28
29

30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post